Uma obra de arte: Kotonoha no Niwa


"Como um vago trovão. No céu nublado, trazendo a chuva… Se for, faz-me companhia?"
Nome: Kotonoha no Niwa — O Jardim das Palavras.
Ano: 2013.
Duração: Filme de 45 minutos.
Estúdio: Comix Wave films.
Gênero: Seinen, Romance, Drama, Slice of life.
Origem: Obra original de Makoto Shinkai.


Antes de mais nada, uma apresentação: Existe um manolo chamado Makoto Shinkai. Ele é um diretor de animes, tido por muitos como 'o novo Miyazaki' (o ex- headmaster do estúdio Ghibli), que tem como sua obra mais conhecida o belo Byousoku 5 centimeter
Makoto produz filmes Slice of Life literalmente. Seus filmes abordam a realidade, geralmente mostrando a transformação da inocência da infância para a melancolia da vida adulta... Vida esta cinzenta, rotineira, triste e desprovida de sentido.

Apresentações feitas, é com grande alegria que escrevo sobre esta obra de Makoto.
 Kotonoha no Niwa é um filme de apenas 45 minutos, porém é tempo mais que suficiente para nos deslumbrar em todos os sentidos, na parte técnica impecável, na trilha sonora emotiva, no roteiro na medida e com seu enredo apaixonante.

O garoto Takao vive o grande desafio de conciliar as dificuldades da vida difícil e não perder os seus sonhos. Um dia, seguindo seu caminho, ele acaba mudando seu percurso diário para fugir de uma forte chuva. Ele se abriga em um casebre, num grande jardim com lindo lago à frente. Porém, ali ele encontra a linda Yukari, mulher mais velha que ele, sozinha, perdida em seus pensamentos. Eles não se falam, simplesmente ficam ali e depois vão embora. Mais esta na época de muitas chuvas, e algo leva o garoto no dia seguinte, a se abrigar da chuva no mesmo local... e lá ele encontra a mulher novamente. E ali eles começam uma inesperada relação.

O desenvolvimento é delicioso e efetivo em nos fazer sentir a realidade dos personagens e suas dores. Tocando em assuntos polêmicos e profundos, o decorrer da história se dará em mostrar um pouco da vida de cada um dos dois personagens e o que eles começam a construir juntos em seus encontros.
Mal sabem eles que a distancia de suas idades os separam, mas suas dificuldades os unem. Ela, buscando recuperar-se de um grande trauma. Ele, um sonhador em difíceis condições...
A saída para suas vidas vazias e para seus sonhos frustrados está ali, no encontro, um com o outro.

Porem, além dos dois personagens principais, KnN usa também de uma metalinguagem bem sutil, usando muito o tempo como fator de desenvolvimento. O anime vai anunciando para você a passagem do tempo ('fim da época das chuvas', etc), e com ele os personagens vão se revelando, se desenvolvendo, se permitindo transformar. Uma chuva pesada, um dia ensolarado, a neve... tudo acompanha e embala a relação do casal protagonista, que mesmo com diálogos muito banais, entram em uma sintonia de afetos muito bela e sensível. Interessante perceber que ‘no jardim das palavras’, algumas não são ditas, mas elas se mostram num olhar, num gesto, numa atitude. Porem, as palavras são importantes, e devem ser ditas em algum momento...

E quão belo é também o cuidado com a sonoridade do anime. As musicas são perfeitas, onde te insere em todos os sentidos no enredo, passando o sentimento devido para te engajar na realidade do anime. Rapidamente você se sente a vontade assistindo, e a trilha sonora te mantém assim. Mas além das musicas, há também pequenos sons, como o cair da chuva, o trem lotado... enfim, o cuidado técnico do estúdio em KnN foi perfeito. Well done Comix Wave Films.
Isso pra não falar nada do traçado, de qualidade absurda, onde é recomendado assistir esta animação na maior qualidade que você encontrar. É sério, você não vai se arrepender.

Unindo todos os detalhes acima, KnN consegue ser mais real que muito filme por aí, pegando onde dói em cada um que tenta viver seus sonhos, e muitas vezes se frustra.
Se você tem uma rotina de trabalho, muitas vezes cansativa; se você sente que sua vida parece um dia chuvoso, onde não há vontade de fazer nada; se você procura força para superar uma derrota...
Este anime vai tocar na sua ferida, de modo terno e gentil.

Quem deve assistir este anime:

Quem busca algo sensível, afetuoso, humano, real.
Quem quer passar longe de clichês, desejando um show de relacionamento humano, composto por sutilezas e de grande qualidade técnica.


RESUMO PARA OS PREGUIÇOSOS:
Uma Obra de arte.
Com traços deslumbrantes, uma trilha sonora belíssima, além do desenvolvimento envolvente,
 Kotonoha no Niwa te leva ao encontro de dois personagens reais como eu e você, e mostra como num inesperado encontro com um estranho, a vida pode passar a ter sentido e um novo colorido.

De uma sensibilidade apaixonante, Shinkai assina em baixo desta esta obra de arte, dando a quem assiste o seguinte recado:
'Talvez o que você precise para tornar sua realidade mais leve, seja aquela pessoa desconhecida ali, sentada ao seu lado'. 

















#Sensei_

2 comentários:

Vídeo da vez