El Psy Congroo: Steins;Gate.


“Ninguém sabe o que o futuro reserva. É por isso que as possibilidades são infinitas”.

Nome: Steins;Gate.
Temporadas:
- Steins;Gate: Anime de uma temporada com 24 episódios; 2009.
- Steins;Gate: Oukoubakko no Poriomania: Especial; 2012.
- Steins;Gate: Fuka Ryouiki no Déjà vu: Longa-metragem; 2013.
- Steins;Gate: Soumei Eichi no Cognitivie Computing: 4 ova’s; 2014.
Gênero: comédia, drama, sci-fi.
Estúdio: White Fox.
Origem: Visual novel de 2009, desenvolvida pela 5pb e Nitroplus.

Okabe Rintarou é um jovem estudante de 18 anos muito... peculiar. Sempre andando de jaleco, ele se auto proclama um ‘Mad Scientist’, um grande cientista que um dia será reconhecido por todos. Gosta de se portar de modo arrogante (apesar de no fundo, não ser), sempre passando uma imagem de louco paranóico, dando suas risadas maléficas e sempre ‘falando com alguém’ em seu celular, a respeito de uma Organização, que o persegue.
Ele é o Member number 001 do ‘Laboratório de Experiências do Futuro’, onde ele, seu amigo Hacker otaku Daru e sua amiga de infância Mayuri passam boa parte do dia fazendo ‘pesquisas científicas’ sobre viagens no tempo... mas na realidade, é só um apartamento apertado onde eles convivem.
Um dia Okabe vai ver um palestra sobre viagens no tempo. Okabe ‘causa’ na palestra e sai dela após irritar o palestrante. Ao andar pelo prédio, ele acaba encontrando o corpo de uma garota caído em uma poça de sangue... ela esta morta.
Em pânico, ele sai do prédio, envia uma mensagem de celular para Daru e de repente, o mundo paralisa. Todos em sua volta desaparecem e ele sente uma sensação estranha, além de perceber que um satélite simplesmente apareceu caído no prédio onde ele estava...
Porém, tudo volta ao normal em segundos.
Qual a surpresa de Okabe quando descobre que, não só a palestra que ele assistiu nunca aconteceu, como também a garota que ele viu morta aquele dia esta viva?
Uma viagem no tempo!’, é o que suspeita Okabe. Assim, acompanharemos Okarin (que é como Okabe é chamado por seus amigos íntimos) e seus amigos na descoberta deste fenômeno, na tentativa de criação de uma máquina do tempo e nas conseqüências, paradoxos e efeitos causados pela modificação das linhas do tempo.

É viajantes... Quem nunca teve contato com teorias sobre viagens no tempo? Filmes como ‘De volta para o futruro, O exterminador do futuro, Click, Os 12 macacos’, até as tartarugas-ninja já voltaram no tempo! Enfim, nós já temos noção deste assunto.
Daí surge Steins;Gate
Anime elogiadíssimo em todas as reviews e sempre muito bem pontuado (2º melhor anime pelo MAL). 
Afinal, S;G é assim tão especial?

Bem, se há uma palavra para defini-lo é essa: especial. Steins consegue por diversos motivos surpreender e afetar quem assiste, sendo impossível entrar nesta viagem e sair do mesmo modo.
Steins tem sim um grande cuidado no traçado, tanto em mostrar o cotidiano, um dia de calor, quanto em mostrar as invenções mirabolantes do Laboratório, além de passar com muita clareza os detalhes das viagens do tempo. Tem também sua trilha sonora peculiar, onde acerta em cheio com um dos openings mais perfeitos que eu já, com tema Hacking to the Gate, de Kanako Ito. Sem falar no incrível trabalho dos seiyuus na dublagem, de extrema qualidade, além de um roteiro tão bacana, onde a interação dos personagens entre si e com o expectador é deliciosa.

Mas o que torna S;G tão incrível é sem dúvidas, a soma de personagens tão (in)críveis com um enredo coerente de viagem no tempo. Eu explico.

Pensemos. Na vida, muita coisa acontece que não se pode mudar, não há segunda chance. Ora, quem de nós não gostaria de voltar no tempo e refazer algo de modo diferente?
Steins traz esta abordagem da viagem no tempo: a mudança da própria história, a modificação de algo imutável, gerando um futuro diferente.
Mas aqui se encontra o problema meus jovens gafanhotos, pois com o tempo não se mexe. Afinal, uma vez que a borboleta bate suas asas, seu efeito se inicia, com conseqüências inimagináveis e incontroláveis. Assim, o anime traz com perfeição tais conseqüências da mudança do tempo. E (aqui esta o segredo), quando isso começa, você já esta tão conectado com os personagens que fica impossível não sofrer com eles.

Num primeiro momento o anime te seduz com um humor gostoso, palavras-chave bacanas e te apresenta personagens deliciosos. Um clima bem ‘The Big Bang Theory’ aqui, leve e divertido. Neste inicio, você vai se apegando aos personagens sem nem perceber. Como não se apegar por Okarin e seu vício por Dr. Pepper, por Kurisu(tina), por Daru e sua paixão 2D, por Mayuri e seus tu-tu-rus? E a lista vai longe, pois simplesmente não há personagem ruim (e dica: se você acha que tal personagem não tem um ‘porquê’ de estar no anime, simplesmente sente e espere).

Já na segunda parte, você já esta tão seduzido pela atmosfera do anime, que quando o drama e a tensão pega, você já esta capturado. Não há mais como voltar no tempo e se preparar para a segunda metade de Steins, que leva não só a viajar no tempo, mas a pensar duas vezes antes de fazer isso.
S;G traz personagens com dramas tão profundos e tão humanos, que você se pega torcendo por eles, desejando que eles consigam realizar seus sonhos. Mas, se você der algo para um, outro irá sofrer com isso. E é neste drama que acompanhamos Okarin em sua tensa (puta, como fica tensa) jornada, sentido o peso de suas decisões, que farão alguém sofrer, de um jeito ou de outro.

E é nesta receita que Steins te captura, de um modo tão irresistível quanto surpreendente. Sim, se você procurar pêlo em ovo, você vai encontrar uma incoerência aqui e ali e alguns detalhes desnecessários. Mas no fim do dia, você simplesmente não se importa com isso. Você só quer aplaudir de pé este enredo com desenvolvimento tão incrível.

Quem deve assistir este anime:
Qualquer um, sinceramente. 
Aqui tem humor? Sim. Tem drama? Sim. Tem fanservice? Sim.Tem romance? Sim sim. Tem bom enredo clássico? Sim.
S;G é de fato, acessível a todos. Pode até não ser seu preferido, mas ruim ele não será para ninguém.

RESUMO PARA OS PREGUIÇOSOS:
Um dos melhores animes de fato.
Steins;Gate consegue ir muito mais além de uma simples história de viagem no tempo, renovando o tema de modo único.
Se iniciando com uma preliminar divertida e bem humorada, ela te introduz personagens cativantes e uma história despretensiosa, para após te passar uma rasteira e te levar junto aos personagens a sentir a responsabilidade de mexer com o tempo soberano.

Com um desenvolvimento envolvente e apaixonante, Steins é um anime completo: ele é alegre e tenso, divertido e angustiante, que faz rir e faz chorar. Sem perder (muito) a coerência, ele te leva nessa viagem de sensações diversas, junto a personagens clássicos que você lembrará para sempre, seja em qual linha temporal você estiver. Afinal, esta é a decisão do Portal Steins.

Nos vemos no futuro (ou não).

El Psy Congroo.













#Sensei_

4 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Excelente texto. Como chama mesmo a habilidade dele de lembrar mesmo mudando de linha de tempo?

    ResponderExcluir
  3. Se não me engano, é Reading Steiner.

    ResponderExcluir
  4. Mais que foda gostei tanto do anime que até chorei na primeira é segunda temporada:-:

    ResponderExcluir

Vídeo da vez