Um corte em sua mente - Kara no Kyoukai



É possível conter uma pulsão assassina?

Nome: Kara no Kyoukai – The Garden of Sinners.
Filmes: 
- Kara no Kyoukai 1: Fukan Fuukei
- Kara no Kyoukai 2: Satsujin Kousatsu (Part 1)
- Kara no Kyoukai 3: Tsuukaku Zanryuu
- Kara no Kyoukai 4: Garan no Dou
- Kara no Kyoukai 5: Mujun Rasen
- Kara no Kyoukai 6: Boukyaku Rokuon
- Kara no Kyoukai 7: Satsujin Kousatsu (Part 2)
- Kara no Kyoukai: Epilogue - Especial bem estranho de 30 mins.
- Kara no Kyoukai: Mirai Fukuin
Ano: 2007 a 2009 e o ultimo em 2013.
Gênero: Suspense, terror, sobrenatural.
Estúdio: Ufotable.
Origem: Light Novel de Kinoko Nasu.
Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=J4q_eNz3wMs
MAL: 
http://myanimelist.net/anime/2593/Kara_no_Kyoukai_1:_Fukan_Fuukei

Momento 1: Ryougi Shiki é uma bela jovem que a pouco tempo acordou de um coma. Com suas memórias confusas, ela sente um profundo vazio, como se algo em si tivesse morrido, fazendo-a com que ela se fechasse em si mesma. Ao despertar, Shiki descobre que ela agora possui uma habilidade sobrenatural chamada ‘olhos místicos da percepção da Morte’ que faz com que ela veja a ‘a linha da morte de todas as coisas’. Juntando sua grande destreza no combate e esta habilidade sobrenatural, Shiki trabalha como investigadora de casos paranormais e de assassinatos sem explicação. Shiki se torna perfeita para este trabalho, uma vez que, com seus olhos ela sabe exatamente onde cortar um oponente para imobilizá-lo, onde cortar um espírito para exorcizá-lo, onde cortar uma barreira mágica para inutilizá-la. Ao seu lado, sempre a apoiando, há seu dedicado amigo, Kokutou Mikiya e sua chefe, Touko, uma feiticeira investigadora de fatos paranormais e exorcista.

Momento 2: Ryougi Shiki é uma adolescente diferente. Ela possui algo como duas personalidades. Uma, a ‘Shiki’, seu lado Yin, é uma garota séria, quieta, reservada. A outra, ‘SHIKI’, seu lado Yang, é falante, extrovertida e... assassina. Sim, esta personalidade é atraída pela morte, pelo sangue, e tem um profundo desejo de matar. Porém, sua rotina solitária de treinamento físico rigoroso é quebrada pela insistência de Kokutou Mikiya, um jovem de sua escola que insiste em ser seu amigo. 

Como esta adolescente de dupla personalidade se tornará esta mulher vazia, fria e possuidora de uma habilidade sobrenatural? O que aconteceu com Shiki neste meio tempo? O que são estes casos paranormais que eles investigam? Bem, apresento a vocês esta grandiosidade chamada Kara no Kyoukai.

Puta como é foda falar deste anime, principalmente sem dar (muito) spoiler. Peço desculpas a todos, principalmente aos fãs da série, uma vez que é impossível para qualquer análise explicar tudo o que Kara no Kyoukai é. Então, ao invés tentar explicá-lo (e falhar) eu irei dar algumas dicas, precavendo quem vai assistir a série.

1 – Kara no Kyoukai não é nada cronológico. São 8 filmes lançados, só que cada filme conta uma época diferente. Então, o primeiro filme mostra Shiki já adulta e investigadora, já o segundo é quando ela ainda é uma adolescente. Então, ao assistir o filme 1, você fica pensando ‘mano, que porra foi essa?’. Isso é normal, o enredo fará sentido com o tempo, mas no começo você vai boiar gostoso. Muitos preferem assistir na ordem cronológica, o que fará com que você fique BEM menos perdido, mas das duas ordens fazem sentido, nada atrapalha no final. Quem quiser assistir na ordem cronológica assistam na seguinte ordem: filme 2, 4, 3, 1, 5, 6, 7.

2 – Kara no Kyoukai tem um enredo difícil de entender... e não faz questão de te explicar.
Típica obra do Nasu: Diálogos complicados, habilidades paranormais, muitos detalhes e diversas dicas que ligam um filme no outro. E mesmo com tudo isso, KnK não se preocupa em te dar todas as respostas, deixando por sua conta ligar os pontos... Ou seja, terá momentos que você ira boiar mesmo, além de alguns furos de roteiro aqui e ali.
Porém, mais do trazer um enredo 100% mastigado, a atenção do anime se volta para os personagens, em mostrar pessoas com mentes perturbadas, sonhos frustrados, desejos, medos... e como essas pessoas lidam com seus poderes sobrenaturais e as conseqüências destes. Então, KnK te exige atenção aos detalhes.

3 – Kara no Kyoukai é um anime pesado. Se você quer um anime típico ou um com coisas fofinhas, deixe KnK de lado. Aqui você verá estupro, membros de pessoas sendo torcidos como que parafusos, pessoas retalhadas e muito sangue. Este é um anime adulto, que aborda temas complexos com uma atmosfera sombria, mas casa bem tudo isso com um drama de qualidade, apesar de pecar num exagero aqui e ali.

4 – Kara no Kyoukai é sinônimo de qualidade. Kara no Kyoukai é o filho primogênito do triangulo amoroso ‘obra da Type-moon + estúdio Ufotable + banda Kalafina. Quem já assistiu Fate/Zero sabe que este trio é garantia de qualidade. Ah, e vocês sabiam que a Banda Kalafina foi formada por causa de KnK? Sim, a vocal Yuki Kajiura formou a banda para fazer a trilha sonora do filme 1, sendo a banda responsável pela trilha sonora de todos os filmes. Então, esperem um anime visualmente lindo, com um enredo que equilibra o sobrenatural com a realidade, além da trilha sonora maravilhosa.

5 – Kara no Kyoukai nos traz ótimos personagens.
O foco está nos 3 personagens principais. Touko, uma mulher madura, irresponsável, sexy, folgada e grande feiticeira, que traz uma dose homeopática de humor e seriedade, de acordo com sua personalidade (que se modifica, na medida que ela usa ou não seus óculos).
Kokutou, o parceiro e amigo de Shiki, é o exemplo do cara ‘chato-certinho-matar-é-errado’. Mas justamente por ser assim que ele é perfeito para ser o parceiro de Shiki, sendo o único capaz de conter toda a pulsão assassina dela. Sem falar que a dedicação dele para com ela é linda de ver.

E por fim (minha deusa) Ryougi Shiki. Em raros animes eu vi tamanha atenção na construção da subjetividade de um personagem como em Kara no Kyoukai. Shiki além de lidar com a dualidade de sua dupla personalidade, é uma assassina mortal e ao mesmo tempo é humana. Acompanhamos ela em vários momentos da sua vida lidando com diversos dilemas, dúvidas e traumas no decorrer do enredo, sendo ela influenciada por tudo isso.
Ao se deparar com diferentes pessoas, ela pensa, ela sente, ela se transforma, e tudo isso, movida sempre pela frieza e pelo seu instinto assassino.

Mas este é o ponto chave dela: Quando você pensa que se acostumou com ela, ela corta suas expectativas ao meio. Eu confesso, sou apaixonado por esta personagem.

Quem deve assistir este anime:
Só quem é forte. Quem não quer um anime linear, com enredo mastigadinho. 
Você não pode ter problemas com sangue, violência, com o sobrenatural também.
KnK é para aqueles que querem ser testados a reparar em detalhes, para apreciadores de obras com grande qualidade técnica e para aqueles que amam uma atmosfera sombria.

RESUMO PARA OS PREGUIÇOSOS:
Mortalmente incrível.
É um prazer deixar aqui a dica deste anime, que é um dos meus preferidos. Com um enredo que casa bem o espiritual e a realidade, montando uma história adulta, pesada e sangrenta, KnK aborda temas fortes e complexos. Com altas notas no MyAnimeList, todos os filmes (menos o 6, o mais fraco deles) são um exemplo de qualidade em todos os sentidos. E tudo isso visto através de personagens maravilhosos, sendo Shiki um presente de personagem, por sua complexidade. 

Mas eu reafirmo: Kara no Kyoukai não é um anime para crianças, mas sim um anime para quem busca algo diferenciado em questão de animação. Tome cuidado ao vê-lo, do contrário ele será uma facada na sua mente e no seu estomago. 
Shiki fará você sangrar.























#Sensei_

4 comentários:

  1. Meus parabéns. Excelente artigo que irá auxiliar muito aqueles que ainda não estão muito familiarizados com esse tipo de narrativa.

    Sua empolgação ao falar de KnK é totalmente justificável, uma vez que este anime é um dos melhores que já assisti neste gênero.

    Excelente blog, tudo de bom.

    ResponderExcluir
  2. Meus parabéns. Excelente artigo que irá auxiliar muito aqueles que ainda não estão muito familiarizados com esse tipo de narrativa.

    Sua empolgação ao falar de KnK é totalmente justificável, uma vez que este anime é um dos melhores que já assisti neste gênero.

    Excelente blog, tudo de bom.

    ResponderExcluir

Vídeo da vez